8º ANO - IV

😎 SERVIÇOS E COMÉRCIO

SETOR TERCIÁRIO – integra atividades económicas não diretamente produtivas, ligadas ao comércio, à distribuição de produtos e os serviços públicos e privados

SERVIÇOS – Atividades responsáveis pela satisfação direta de uma necessidade, através da utilização de um bem ou de uma prestação de trabalho

Conforme a sua especialização, podem ser …

Vulgares

Atividade que se pode encontrar em qualquer lugar, tendo uma área de influência bastante pequena.

Estão em contacto direto com o consumidor que os utiliza mais frequentemente.

Ex. Bens de primeira necessidade, cabeleireiro, café, …

Raros

Aqueles a que recorremos com menos frequência, ou seja os mais especializados.

Muitas das vezes apenas se encontram disponíveis em lugares centrais (Sede de Municípios, Grandes Centros Urbanos)

Ex. Bancos, CTT, Finanças, Agências de Viagens, …

Conforme o seu fim, podem ser …

Mercantis/

com fins lucrativos

Considerado o setor privilegiado do comércio.

Ex. Bancos, Seguros, Clínicas Particulares, Teatros/Cinemas e Profissões Liberais (Advogados, Médicos, Arquitetos, …)

Não mercantis

São financiados pelos impostos e geridos pelo Estado.

Ex. Funcionários Públicos, Ensino, Saúde, Segurança, Justiça, Distribuição (CTT), …

Consoante o seu grau de acessibilidade, podem ser …

Públicos

Utilização generalizada e de acesso abrangente a toda a população.

Ex. Hospitais e Escolas Públicas, Serviços de Segurança (PSP/GNR), …

Privados

Utilização mais dispendiosa e por consequência menos procurados.

Ex. Hospitais e Escolas Privadas/Particulares



SERVIÇOS

Relacionados c/  

Bem-Estar Social

Relacionados c/ 

Política e Funções Intelectuais

Cultura

Saúde / Educação
Lazer

Segurança

Políticos
Ocupações intelectuais













COMÉRCIO - atividade de compra e venda de bens. Pode realizar-se no mercado mais próximo ou em mercados internacionais

Quando realizado entre países é considerado COMÉRCIO EXTERNO

IMPORTAÇÕES – processo comercial/fiscal que consiste em trazer um produto do exterior para dentro do país

EXPORTAÇÕES – venda e transporte de produtos de um país para outro

BALANÇA COMERCIAL – diferença entre o valor das Exportações e o valor das Importações

Fórmula: BC= E – I (Exportações – Importações)

Negativa

(Deficit / Deficitária)

Nula

(Equilíbrio Comercial)

Positiva

(Superavit)

E < I

E = I

E > I


SETOR TERCIÁRIO NO MUNDO


PD

PED

Apresentam um Setor Terciário forte em consequência de uma acentuada urbanização e do aumento do nível de vida da população.

Apresentam fracos valores no Setor Terciário, mas com tendências a aumentar bastante graças ao aumento da população nas cidades e à expansão económica.

 FATORES PARA O AUMENTO DA TERCIARIZAÇÃO DA ECONOMIA

Melhoria do nível de vida da população

Setor de Refúgio

Elevada qualificação da população

Existência de um Estado-Providência

Desenvolvimento Tecnológico

Feminização dos Serviços

Concorrência entre Empresas

Aumento da Esperança Média de Vida (EMV)

Aumento da procura de serviços tradicionais

Aparecimento de novos serviços

Crescimento do Turismo

Deslocalização Industrial



😎 TURISMO

Atividade desenvolvida por pessoas ao longo de viagens e estadias em locais situados fora do seu enquadramento habitual, por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios e outros (OMT).

É entendido como a permanência de pelo menos uma noite num local diferente da sua residência habitual. (> 24 horas)

O motivo da sua deslocação não pode ser o de exercer uma atividade remunerada, mas por fins de recreio e de lazer.


FATORES RESPONSÁVEIS PELA EXPANSÃO DO TURISMO

Melhoria do nível de vida da população

Generalização de um período anual de férias aos trabalhadores

Aumento da mobilidade (evolução dos transportes)


TIPOS DE TURISMO

Balnear

associado ao turismo de massas, à praia e ao mar

Cultural

relacionado com o património histórico-cultural, como o interesse pela visita a monumentos e museus

Religioso

associado a lugares de peregrinação e a motivações de fé

T. de Montanha

associado aos desportos de neve nas regiões de montanha

T. de Aventura

associado aos desportos radicais, como o Parapente, Canoagem, Rafting e Surf

Rural

associado a áreas rurais. (Turismo de Habitação, Turismo Rural, Agroturismo)

Termal

associado a fins terapêuticos, ao repouso e ao lazer

T. de Natureza/Ecológico

associado ao contacto direto com a Natureza

Cinegético

associado a desportos de caça


FATORES QUE INFLUENCIAM O TURISMO

Físicos

Climacondições ideiais de temperatura e de precipitação, por exemplo.

Relevoideal para o tipo de turismo que se queira praticar.

Humanos

Infraestruturasredes de transporte, equipamentos hoteleiros e de alojamento, equipamentos de animação...

Segurançalocais seguros são mais atrativos.

Publicidadeinfluencia as escolhas turísticas e as expectativas criadas.

Patrimónioa diversidade de património cultural, histórico e imaterial é atrativa.


IMPACTES DO TURISMO

Socioeconómicos

Gera emprego nos serviços associados ao turismo (hotéis, restaurantes, animação cultural, …)

Promove o desenvolvimento de outras atividades económicas (transportes, serviços, comércio, …)

Promove e incentiva a manutenção das tradições locais e gastronomia

Permite a entrada de divisas, através das compras, das despesas de alojamento, atividade de animação,…

Ambientais

Aumento da poluição das praias, das matas e da água (provocado pela falta de civismo e pela falta de respeito pelo meio natural …)

Destruição da fauna e da flora (devido à crescente desflorestação para a construção de empreendimentos hoteleiros, …)

Pressão sobre a linha de costa (pode levar à destruição das dunas e aos desabamentos das arribas, pondo em causa a segurança da população, …)








 


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